25 de Setembro, 2019

ASSEMBLEIA VOTA POR REAJUSTE ÚNICO DE 6,13% PARA TODAS AS FUNÇÕES

Juliano Palinha Palinha
Uncategorized

Por unanimidade os trabalhadores do Asseio, Conservação, Zeladoria e Limpeza Urbana do Vale dos Sinos, representados pelo Sindiasseio Vale dos Sinos, votaram na terça-feira (24), por reajuste único de 6,13% para todas as funções, garantindo a recompensação da inflação (INPC/IBGE), acrescida de ganho real. Esse valor vale ainda para o auxílio alimentação e lanche, ampliando o benefício na jornada externa. Esse índice ainda será levado para mesa de negociação com o Patronal, que ocorre no mês de janeiro.

Na assembleia, que ocorreu na sede do Sindiasseio em Novo Hamburgo, os trabalhadores, que comparecem em bom número, acompanharam ainda o trabalho desempenhado pelo Sindicato na luta diária em defesa dos direitos da categoria.

A presidente do Sindiasseio Vale dos Sinos, Maria Elisabete da Silva, ao lado do jurídico do Sindicato, Antônio Ayub, e do presidente da Federação do Asseio (FEEAC), Henrique Silva, apresentaram um vídeo sobres os benefícios que o trabalhador do asseio tem direito e item por item da Convenção Coletiva do Trabalho de 2020 que será levada para o Sindicato Patronal. “Primeiro é importante destacar a presença do trabalhador em bom número nesta assembleia. Isso é o reflexo do trabalho desenvolvido pelo nosso Sindicato. Mesmo com todas dificuldades que estamos passando o Sindiasseio procura estar presente na base e, o mais importante, atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores. Os números estão aí. São mais de 50 ações trabalhista, mais de R$ 80 mil distribuídos em benefícios. Mais de 50 consultas médicas nos convênios oferecidos por nós. Uma série de coisas em prol da categoria ”, lembra a presidente.

Elisabete frisou que todo o esforço e todos os item da CCT 2020 foi discutido com a base. “No dia a dia, durante o ano de 2019, fomos conversando com os trabalhadores. Ouvimos as dificuldades e a luta de cada um. Tudo que está na convenção é o reflexo destas conversas. Até uma delegada de polícia, especializada na violência contra a mulher, procuramos para tentar combater a prática do assédio moral e sexual que ocorre na categoria”.

Ainda durante o evento a presidente apresentou todos os convênios que o Sindicato oferece aos trabalhadores. Além da assessoria jurídica, falou das clínicas médicas (Multiclínica, LifeDay, Docctor Med, Clínica da Visão e Cemed), farmácias (MaxxiEconômica e Panvel), cursos profissionalizantes e das parcerias com pousada na praia e hotel em Gramado.

Nas pautas apresentadas (conforme o edital publicado nos Jornais VS e NH do dia 16 de setembro) os trabalhadores puderam se manifestar e votar item por item. Tudo que foi apresentado foi aprovado pela categoria representada pelo público presente.

A mesa de negociação com o Patronal não tem data definida ainda, mas ocorrerá no mês de janeiro de 2020. Além da CCT o valor do reajuste aprovado pela assembleia estará em pauta a ser discutido.